3. Parcerias até mesmo com concorrentes.
Muitas empresas estão a incluir fornecedores e clientes-chave na melhoria da qualidade, no planejamento e nas atividades de controle. As normas de qualidade ISO9000 tornaram-se na definição, internacionalmente aceita, de um sistema de garantia de qualidade. Nos Estados Unidos muitas relações fornecedor-cliente estão cada vez mais a assemelhar-se com as inicialmente praticadas pela Toyota e outras empresas japonesas do setor automóvel.
As equipes de melhoria de qualidade, que extravasam a sua ação para outras empresas foram inicialmente introduzidas pela parceria Alcoa-Kodak há já bastantes anos. Hoje é uma prática comum.
Um empresa química produtora de filmes de plástico descreve como funcionou a parceria com o transformador e com a empresa de produção de alimentos que utiliza embalagens plásticas por forma a melhorar a embalagem e a reduzir custos. Em dois anos, e conjuntamente, reduziram cerca de 30% dos custos totais. Há poucos anos, o pessoal das diferentes empresas, nem sequer estava autorizado a freqüentar as fábricas uns dos outros devido a "processos proprietários". Atualmente os membros das equipes possuem cartões de identificação para as três empresas que lhes permite trabalhar durante a noite ou fins-de-semana se for necessário,efetuar uma mudança nos processos.
Sam Walton, da cadeia Wal-Mart, descreve a sua política de sucesso de forma clara no livro Made in America. Afirma que uma das dez principais regras consiste em controlar as despesas melhor do que ninguém e revela que um dos fatores de sucesso da empresa foi a parceria que encetou com os seus fornecedores.
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