quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Qualidade e Criatividade-03

4. Formação para todos os membros da equipe.
Peter Senge afirma que a capacidade para aprender mais rápido do que os concorrentes é a única vantagem competitiva sustentável. Lester Thurow afirma também que no século 21 as competências da força de trabalho serão a principal arma competitiva.
Qualquer empresa que se tenha empenhado ativamente na direção da total quality management — TQM (gestão da qualidade total) sabe quão importante são a educação e a formação. Os conceitos, métodos e ferramentas da moderna gestão da qualidade são novos para a maioria dos membros da empresa.
O investimento na educação e na formação é significativo, mas as recompensas são maiores. Um dos vencedores do Prêmio Malcolm Balridge atingiu as 100 horas anuais de formação por empregado, mas espera vir a atingir as 150 horas nos próximos cinco anos.
Para muitas empresas, o investimento em formação e educação já se cifra entre 1% e 2% das receitas anuais e um dos vencedores do Prêmio Malcolm Balridge, da área das tecnologias de ponta, espera atingir os 5%. Thomas Lindem, vice-presidente para a área de tecnologia da Ingersall Milling Machine Company, estimava, em 1988, que futuramente, entre 4 a 6 horas num total de 40 horas semanais de trabalho seriam devotadas a ações de formação e reformação.

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