segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

PRINCÍPIO DA GERÊNCIA PARTICIPATIVA

PRINCÍPIOS:

• Incentivo à Manifestação de ldéias e Opiniões

• Compartilhamento de Informações

• Participação no Processo Decisório

• Estímulo à Formação de “Times da Qualidade”

• Atitudes do Gerente: Liderança com o Orientador/Facilitador

• Relação com Entidades Representativas

As novas idéias devem ser estimuladas e a criatividade aproveitada para a solução de problemas e para o constante aperfeiçoamento das atividades. Deve ser eliminado o medo; os vários níveis gerenciais devem adotar a atitude de ouvir permanentemente o que pensam os seus subordinados. A participação muitas vezes não ocorre porque nunca foi solicitada ou por desconhecimento dos processos da organização, sua linha de negócios e seus clientes ou por não conhecer as técnicas mais adequados para análise e solução de problemas.

É preciso criar a cultura da participação e passar as informações necessárias para um nivelamento entre o corpo funcional. As decisões devem ser comparadas num amplo processo participativo que mobilize e comprometa todos os envolvidos com os seus resultados e gerando um grau de responsabilidade e decisão na execução de seu trabalho. O objetivo principal é conseguir o efeito “SINERGIA”, onde o todo é maior do que a soma das partes.

É necessário que os gerentes adotem atitudes de liderança, fazendo as coisas acontecerem mobilizando o pessoal, motivando, debatendo, e transmitindo informações para melhoria dos processos, buscando o consenso e orientando os funcionários aos invés de dar ordens e exigir obediência. O sentido da gestão participativa extrapola as fronteiras da organização, havendo a necessidade de uma constante interação com seus clientes diretos, fornecedores, acionistas, controladores, sindicatos e comunidade.

“Nada é mais difícil de assumir mas perigoso para conduzir, do que tomar a iniciativa na introdução de uma nova ordem de coisas, pois a inovação tem como inimigos todos os que se saíram bem sob as antigas condições e têm defensores tímidos nos que, talvez, possam se sair bem sob as novas”.
                                                                             - O Príncipe - Machiavel

Nenhum comentário:

Postar um comentário