terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

O sucesso do negócio está no planejamento estratégico

As mudanças constantes no cenário econômico mundial e o aumento da concorrência têm levado as empresas a redefinir seus objetivos e metas. Hoje, para se manterem fortes e competitivos, é necessário que os empresários façam anualmente um planejamento estratégico do seu negócio. Mas, afinal, o que vem a ser isso?

Planejamento estratégico é um método pelo qual a empresa define a mobilização de seus recursos para alcançar os objetivos propostos. É um planejamento global a curto, médio e longo prazo. O conceito de “estratégia” é oriundo de um cenário de guerra. De acordo com Idalberto Chiavenato, as constantes lutas e batalhas ao longo dos séculos fizeram com que os militares começassem a pensar antes de agir. Sendo assim, a condução das guerras passou a ser planejada com antecipação.

Este conceito sofreu uma série de refinamentos e hoje sem planejamento uma empresa não sobrevive. A elaboração de um planejamento estratégico aumenta a probabilidade de que, no futuro, a organização esteja no local certo, na hora certa. Um plano estratégico oferece uma visão de futuro. Independente do porte da organização, ele vai indicar a direção certa.

O planejamento estratégico de uma empresa começa com os seguintes questionamentos: “Por que a organização existe?”, “O que e como ela faz?” e “Onde ela quer chegar?”. Com as respostas, surgirá o planejamento, que servirá de referência e guia para a ação organizacional. Pode ser considerado, ainda, como uma bússola para os membros de uma determinada organização.

A elaboração do plano passará, também, pela formulação dos objetivos organizacionais, pela análise interna das forças e limitações da empresa, pela análise externa e pela formulação das alternativas estratégicas. Além do mais, ele deve comportar decisões sobre o futuro da organização.

Com estas ações, a empresa terá condições e ferramentas para caminhar durante o ano e contornar imprevistos que venham a surgir. Com este guia, o empresário poderá prever custos, delegar tarefas, otimizar tempo e potencializar resultados. Basta apenas ter foco e dedicação.

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