• Ciclo do PDCA
• Mensuração Através de Indicadores
• Integração de Processos
A organização pode ser encarada como um grande processo que tem como finalidade (missão) atender às necessidades dos seus clientes/usuários através da produção de bem/serviços, gerados a partir de insumos recebidos de seus fornecedores e beneficiados/manufaturados através de seus recursos e tecnologia.
Esse grande processo se decompõe em sub-processos até o nível de uma tarefa individual e se interligam formando várias cadeias cliente/fornecedor onde, a partir do cliente externo, vão se comunicando; sendo o processo anterior o fornecedor e o processo seguinte o cliente.
Gerenciar processo significa aplicar constantemente o ciclo PDCA: Planejar (Plan), Executar (Do), Verificar (Check) e Atuar Corretivamente (Act).
Para que seja possível acompanhar, controlar e avaliar é indispensável que cada processo tenha indicadores que possam mensurar aspectos relativos a produtividade (eficiência) e qualidade (eficácia).
A gerência de processos aliada ao conceito de cadeia cliente/fornecedor propicia a queda de barreiras entre áreas, com extinção de feudos e propiciando uma maior integração na organização.
“ É ruim o método que não permita nenhuma modificação”.
- Publilius Syrus (42 A.C.)
Nenhum comentário:
Postar um comentário