domingo, 10 de outubro de 2010

Qualidade e Criatividade-6

7. Gestão e Engenharia de Processo.
Durante muitos anos, os Estados Unidos e outros países ocidentais, concentraram os seus esforços na concepção de produtos. O design de processo representava, até essa altura, um papel secundário. Atualmente, o enfoque está em rápido movimento, à medida que as empresas descobrem a importância não somente da emergência de novos produtos, como também da concepção de novos processos através dos quais esses produtos são produzidos.
Como Lester Thurow explica no livro Head to Head, "aquilo que era considerado como a boa estratégia americana há 30 anos, o enfoque em tecnologias de novos produtos, é hoje uma estratégia pobre. O processo de se copiar criativamente produto existente tornou-se numa forma de arte extremamente desenvolvida".
A invenção é apenas o início. A reengenharia de produtos e a clonagem (duplicação) estão a retirar a vantagem da tecnologia de produto e a enaltecer a da tecnologia de processo. Um fato surpreendente ilustra esta idéia: uma empresa japonesa típica gasta um terço do seu orçamento de investigação e desenvolvimento em design de produto e dois no design de processo. A empresa americana típica faz exatamente o oposto: gasta um terço no design de processo e dois no design de produto.
À medida que as tecnologias de processo se transformam cada vez mais no centro da equação competitiva, será cada vez mais necessária a presença de executivos seniores, gestores intermédios, pessoal profissional e membros da força de trabalho que compreendam as tecnologias modernas de processo. E as competências da gestão de processos não são somente necessárias nas nossas linhas de produção, mas têm também de ser aplicadas nos processos de negócios mais importantes.
Os resultados da concentração na qualidade de processo têm sido surpreendentes. Por exemplo, o tempo dos ciclos de desenvolvimento de produtos tem sido reduzido em cerca de 50% a 90% gerando um aumento dos lucros e a introdução de produtos em tempo mais oportuno. Estima-se que a gestão da qualidade do processo nos negócios se torne numa das maiores tendências para o próximo século.

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