quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Plano de Negócio

O plano de negócios é produto de um processo de planejamento que objetiva orientar o empreendedor na futura condução de seu negócio. É uma orientação, com espaço para manobras, e não pretende ser um padrão rígido a ser seguido.

 
Resultados esperados

• Descrição dos objetivos e estratégias do negócio.
• Descrição dos recursos necessários e disponíveis para a implementação das estratégias.
• Detalhamento das implementações para a minimização de riscos e incertezas.
• Documentação das simulações, análises e avaliações para a minimização dos riscos na implantação.
• Projeção dos resultados das estratégias de marketing, vendas, produção e financeiras.
• Avaliação das melhores alternativas de investimento.
• Preparação do Plano de Negócios para apresentação a órgãos de financiamento.
• Desenvolvimento de um Plano de Negócios Empresarial.

Etapas

1. Descrição do Negócio

1.1. Breve resumo da organização da empresa.
1.2. História e status atual da empresa.
1.3. Descrição dos aspectos chaves que tornam o empreendimento único.
1.4. Descrição da equipe de gestão atual e futura.
1.5. Montagem do organograma do Empreendimento.
1.6. Descrição do perfil empreendedor dos sócios e experiências anteriores.
1.7. Descrição da estrutura legal da empresa.
1.8. Descrição da localização e infraestrutura disponíveis.
1.9. Descrição dos registros fiscais, gerenciais, patentes e marcas da atual empresa.
1.10. Descrição dos aspectos relacionados a seguros de imóveis, bens e equipamentos da empresa.
1.11. Descrição dos aspectos relacionados a segurança das informações ou de mercadorias.
1.12. Descrição dos serviços fornecidos por terceiros - assessoria jurídica, manutenção preventiva, escritórios de engenharia, etc.
1.13. Descrição dos parceiros estratégicos atuais e de possíveis clientes estratégicos ou fornecedores estratégicos.

2. Elaboração do Planejamento Estratégico

2.1. Reunião inicial de planejamento estratégico
2.2. Análise SWOT
2.3. Definição das diretrizes organizacionais
2.4. Elaboração do Macro Processo
2.5. Definição dos objetivos estratégicos
2.6. Definição dos objetivos da qualidade
2.7. Definição dos indicadores de desempenho

3. Elaboração do Plano Mercadológico

3.1. Desenvolvimento de Pesquisa de Mercado (se for necessário realizar a pesquisa de mercado está deverá ser detalhada e cobrada a parte)
3.2. Desenvolvimento das estratégias de marketing
3.3. Definição do Mercado-alvo
3.4. Definição da área geográfica de atuação
3.5. Definição das barreiras de entrada
3.6. Definição do perfil dos consumidores
3.7. Definição dos desejos e necessidades que o empreendimento procurará atender
3.8. Definição do tamanho do mercado
3.9. Realização da análise da concorrência
3.10. Definição da segmentação do mercado
3.11. Definição das características dos produtos/serviços
3.12. Posicionamento
3.13. Definição do ciclo de vida dos produtos/serviços
3.14. Definição dos canais de venda e distribuição
3.15. Definição das previsões de vendas
3.16. Definição das estratégias de preços
3.17. Definição das estratégias de promoção

4. Elaboração do Plano Operacional e Pessoas

4.1. Definição dos processos produtivos
4.2. Definição das tecnologias utilizadas
4.3. Definição das estratégias de desempenho operacional
4.4. Definição do lay-out de produção
4.5. Definição da capacidade de produção
4.6. Descrição dos sistemas de informações serão utilizados
4.7. Definição de um funcionograma
4.8. Descrição dos processos de trabalho
4.9. Descrição dos serviços de gestão de pessoas
4.10. Definição do plano de qualidade dos processos e produtos/serviços

5. Elaboração do Plano Financeiro

5.1. Definição dos investimentos iniciais
5.2. Definição dos gastos (custos e despesas) do empreendimento para 5 anos
5.3. Definição das previsões de receitas do empreendimento para 5 anos
5.4. Definição do fluxo de caixa operacional e gerencial para 5 anos
5.5. Definição do Demonstrativo de Resultados operacional e gerencial para 5 anos
5.6. Definição do Balanço Patrimonial do empreendimento para 5 anos
5.7. Cálculo do Ponto de Equilíbrio
5.8. Análise do Balanço
5.9. Análise do Investimento

6. Análise de Riscos do Negócio

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