Planejamento estratégico é um processo estruturado de análise do ambiente empresarial (interno e externo) que visa identificar e definir as melhores alternativas estratégicas para a maximização do desempenho da organização.
O processo de planejamento estratégico tem ainda como objetivo unificar e disseminar a visão estratégica entre as principais lideranças da organização, melhorando o grau de informação, comunicação e comprometimento das equipes da empresa.
No seu desenvolvimento, o processo de planejamento estratégico envolve diferentes níveis de refinamento e complexidade, de acordo com o porte e setor de atuação da organização, podendo estar embasado em informações essencialmente qualitativas ou quantitativas para apoio à tomada de decisões.
Como regra geral, um planejamento estratégico consistente está associado às práticas gestão de projeções financeiras de longo prazo e gestão do desempenho empresarial, através da periódica análise crítica para a avaliação dos resultados globais da empresa.
Resultados esperados
• Posicionamento estratégico para a maximização do desempenho e do valor da empresa.
Etapas da implantação
1. Visão Geral da Empresa
1.1 Dados gerais da empresa
1.2 Histórico
1.3 Diretrizes organizacionais
1.4 Governança Corporativa (Corporate Governance)
1.5 Estrutura organizacional
1.6 Produtos
1.7 Tecnologia
1.8 Mercados
1.9 Desempenho atual
2. Análise do macroambiente
2.1 Cenário Natural
2.2 Cenário Demográfico
2.3 Cenário Econômico
2.4 Cenário Social
2.5 Cenário Político
2.6 Cenário Tecnológico
3. Análise do setor
3.1 Visão geral do setor
3.2 Segmentação do setor
3.3 Cenário do setor
3.4 Estrutura do setor
3.5 Atratividade do setor
3.6 Desempenho do setor
3.7 Tendências do setor
4. Análise da concorrência
4.1 Principais concorrentes
4.2 Portfólio dos principais concorrentes
4.3 Estratégia dos principais concorrentes
4.4 Grupo Estratégico
4.5 Objetivos dos principais concorrentes
4.6 Forças e fraquezas dos principais concorrentes
4.7 Desempenho dos principais concorrentes
5. Análise SWOT
5.1 Forças e fraquezas da empresa
5.2 Oportunidades e ameaças do macroambiente
5.2 Oportunidades e ameaças do ambiente setorial
6. Estratégias
6.1 Estratégia corporativa
6.2 Estratégia competitiva
6.3 Cadeia de Valor
6.4 Vantagens competitivas
6.5 Necessidades das partes interessadas
6.6 Mapa Estratégico
6.7 Objetivos estratégicos nas perspectivas do BSC - Balanced Scorecard
6.8 Painel de Bordo (Indicadores e metas de desempenho)
6.9 Projetos prioritários
7. Resultados esperados
7.1 Projeções financeiras de longo prazo
Nenhum comentário:
Postar um comentário